CAMINHO DAS ÁGUAS - PATRICIA REBELLO - SESC PIRACICABA
Trechos de uma carta de 1881, um mapa de 1886 e uma imagem antiga de um ribeirinho carregando um peixe enorme, nos induz a imaginar Piracicaba e seu rio, àquela época, abundante em peixes e com águas tão limpas onde era possível até lavar roupas.
A artista Patricia Rebello volta o olhar para um tema tão especial à cidade, o rio Piracicaba, aproximando-o de sua investigação artística que explora as relações entre arte/ciência e realidade/fantasia.
Na parede atrás do caixa da comedoria, Patricia traça o percurso do rio Piracicaba. Na margem abaixo do rio, as colagens evidenciam o sofrimento e morte de diversos animais. Principalmente animais marinhos, em consequência da falta de gestão de resíduos de bens de consumo. Já na margem de cima, a artista cria seres híbridos utilizando imagens da flora e fauna da região. Estes seres mutantes fantásticos, demonstram o desejo de que a natureza seja capaz de se adaptar e talvez daqui a milhares de anos, novos espécimes possam surgir em meio a tantas adversidades.
Trata-se de um questionamento sobre o estilo de vida contemporâneo e suas consequências. O consumo em excesso e o descarte de todo lixo que produzimos, a utilização de sementes transgênicas e seus riscos como: a poluição genética, a perda de biodiversidade e outros mais, ainda desconhecidos para saúde e meio ambiente.