JACQUELINE DUNCAN

As obras de Jacqueline exigem do espectador a participação corporal e polissensorial, e um reencontro com a arte ambiental e arquitetônica.
— Pazé
 
 
 

JACQUELINE DUNCAN

1967

Devon, Reino Unido

Jacqueline Duncan nasceu na Inglaterra em 1967 e vive e trabalha em Devon, Reino Unido. Formada na London College of Fashion, passou vários anos morando na Itália, em Nova York e no Brasil. Durante seu período em São Paulo, Jacqueline fez a transição da moda e dos têxteis para as artes plásticas, mergulhando na cultura brasileira e consolidando sua visão artística.

Hoje, sua prática é inspirada pelo entorno de seu estúdio, localizado em um moinho do século XVII às margens do rio Dart. Observações diárias do rio e da zona costeira norteiam suas obras abstratas, explorando o movimento da água e a interação da luz. Seu processo artístico envolve desenho, pintura e a desconstrução das obras para reconstituí-las em composições tridimensionais, borrando a linha entre arte estática e cinética. Frequentemente, Jacqueline incorpora materiais coletados do ambiente local, conferindo às suas esculturas uma conexão tangível com o lugar.

Jacqueline já expôs extensivemente no Reino Unido, incluindo no WAC, RWA, na Bienal de Londres e na Exposição de Verão da Royal Academy, além de apresentar trabalhos no Brasil.

 

OBRAS

 
Eduardo Fernandes