DAISY XAVIER, LUZ LIZARAZO, SANDRA LAPAGE | CURVAS DESAFINADAS

09.03.2023 — 05.05.2023

 
Células modulam
O exoesqueleto afiado
Tramas se esfregam e suam
Lubrificam-se
Em tons, cores, sombras e recôncavos
Células afiadas aguardam

O toque
— Fernanda Chieco
 
 
 

Fernanda Chieco, artista plástica brasileira que atualmente vive nos fiordes noruegueses, idealiza a exposição Curvas Desafinadas, na Galeria Eduardo Fernandes, em São Paulo, apresentando obras das artistas Luz Lizarazo, Sandra Lapage e Daisy Xavier. 

 

Para essa idealização, Chieco leva em conta, sua experiência atual, observando a conectividade entre sagas nórdicas e mitos universais. Por exemplo, essa conexão se verifica nos tecidos produzidos pelas mulheres da era Viking, conforme recentes revelações do papel dessas artesãs na economia e sociedade escandinava. Na saga de Njals, as Valkirias utilizam vísceras de soldados mortos para produzir “tecidos de vitória”. Tecelagem e conexões entre corpos, portanto, norteiam a exposição.

 

Chieco elaborou o texto para o evento a partir das poéticas singulares das obras das três artistas. Curvas Desafinadas conta também com a colaboração do músico e compositor grego Tilemachos Moussas, que compôs a peça musical para o texto de Chieco. A obra sonora será disponível para download por meio de QR code durante a exposição.

 

 

FOTOS

 
 
Eduardo Fernandes