CHICO CUNHA: TRABALHOS RECENTES
27.11.2024
A pintura de Chico Cunha representa uma das produções mais genuínas da pintura contemporânea brasileira. Proveniente da Geração 80, o artista desenvolveu, ao longo de décadas, uma reflexão profunda sobre como a pintura é potente em interpretar a realidade.
Fonte de uma visão ampla sobre a produção histórica da imagem, ele produziu um repertorio capaz de fundar novas perspectivas no âmbito do pensamento pictórico.
O artista criou uma técnica própria que consiste em uma série de superposições de cores e formas, utilizando camadas e transparências, que vão se intensificando no processo com a valorização dos erros e acidentes,até que se chegue a uma imagem que traduza sua percepção sobre um dado específico do mundo ao seu redor. Essa forma de pintar, é, também, um modo de enfrentar a realidade, por que, o embate com a tinta exprime o esforço físico do artista em interpretar o real.
O olhar do artista se insere na tradição pictórica a partir de uma ambientação específica que o dota de valores estéticos provenientes de várias matrizes. Ele cria uma teatralidade sensível, cujo protagonista não é necessariamente a figura humana, mas o cosmos instaurado: uma montanha, um lago, flores, luzes, uma pessoa... trata-se de uma emoção estética gerada por imagens que transitam entre o abstrato e o figurativo, reforçado pelos títulos que enfatizam o aspecto intrínseco de cada imagem engendrada.
O conjunto de obras apresentadas aqui são a produção mais recente de Chico Cunha e retrata seus atuais embates em busca da construção de singularidades no campo processual pictórico.
Alberto Saraiva
Texto da exposição Catálogo das obras
OBRAS